Contabilidade para Médicos e Clínicas Médicas

Serviços de Contabilidade para Contabilidade para Médicos e Clínicas Médicas em São Bernardo do Campo - SP

Doctors - Contabilidade em Diadema | Online Contábil
Medicov2 - Contabilidade em Diadema | Online Contábil
O médico é o profissional que busca diagnosticar, tratar e curar pessoas doentes. Ele pode ser generalista, ou seja, atender todos os tipos de encaminhamentos da área da saúde, ou especializado em alguma atividade ou função específica.

Para atender seus pacientes, o médico pode indicar tratamentos a base de remédios, realizar procedimentos cirúrgicos e solicitar exames de saúde para melhor diagnóstico ou acompanhamento da evolução do paciente.

São diversas áreas de especialidade na medicina: pediatria, cardiologia, endocrinologia, psiquiatria, urologia, ginecologia e muito mais.

Tem sido grande tem sido a procura de pessoas e empresas que fornecem serviços médicos – em todas as áreas – você deverá estar preparado para o crescimento – da forma correta e dentro da legislação. Portanto, aqui na Online Ac Contábil encontrará corpo especializado em médicos de todas as áreas.

Como posso abrir um consultório de médico?

Seja uma pessoa jurídica ou um autônomo, em ambos os casos é preciso estar registrado no CRM (Conselho Regional de Medicina) e estar com as anuidades deste conselho em dia. Além disso, atenção se o registro no CRM está em estado diferente do qual será aberta empresa. Se for o caso, é preciso solicitar um registro suplementar.

Quais os principais custos de abrir uma clínica médica?

Nós da Online Ac Contábil listamos alguns dos os principais custos de como montar uma clínica médica:

• Salários e encargos – Funcionários em Geral como recepcionistas/enfermeiros/auxiliares/outros médicos – caso tenha;
• Tributos, impostos e taxas de contribuição;
• Água, luz, telefone, Internet, bebedouro e outros
• Honorários de contador;
• Limpeza, conselho profissional e zeladoria;
• Segurança patrimonial;
• Gastos com marketing e divulgação online/offline;
• Materiais consumidos na clínica;
• Custos com conserto de equipamentos e móveis;
• Seguros diversos, como do imóvel e erros médicos;
• Aluguel do imóvel da clínica ou sala de atendimento.

Os impostos na vida do Médico

A grande preocupação contábil dos proprietários de negócios são os tributos e impostos, especialmente a declaração de Imposto de Renda. É preciso entender bem essa parte, para não cair na malha fina e quem sabe ter problemas com a Receita Federal. Pois a quantia incide sobre os recebimentos do ano anterior, e varia se você está cadastrado como pessoa física ou jurídica.

Se for pessoa física, ou seja, o médico cadastrado como profissional autônomo, a porcentagem de pagamento ao Leão pode chegar a 30% dos seus rendimentos.

Se for pessoa jurídica, o valor dos impostos diminui consideravelmente, portanto é a saída optada por muitos profissionais. Contudo, quando se abre uma empresa é necessário atentar-se a outros quesitos, nós da Online Ac Contábil te ajudamos a lidar inteligentemente com seus impostos.

Como funciona a tributação para PJ

A alternativa mais recomendada para médicos e demais profissionais da saúde é se tornar pessoa jurídica (PJ). Isto irá possibilitar prestar serviços através de uma empresa mediante o pagamento de uma carga tributária menor.

Ao optar por exercer as atividades desta forma, será preciso escolher entre uma das três formas de tributação: Simples Nacional, lucro presumido e lucro real. A decisão deve considerar a receita e os custos envolvidos. Para esta escolha, o profissional pode contar com o auxílio de um contador.

Lucro presumido

O segundo regime tributário mais escolhido entre médicos e profissionais da saúde, atrás apenas do Simples Nacional, é o chamado lucro presumido. Nessa modalidade, a base tributável é obtida estimando o lucro mensal, que conforme a legislação vigente, pode ser de 8% ou 32% da receita bruta. A partir deste resultado, calculamos os impostos a pagar trimestralmente.

Para o enquadramento no regime tributário de lucro presumido é necessário que a empresa tenha faturamento de até R$ 78 milhões por ano. A partir da estimativa do lucro, é feito o cálculo de tributos, que nesse caso se referem ao PIS, COFINS, Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e à Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL). Também há cobrança de ISSQN.

Lucro real

Já o regime tributário de lucro real é calculado com base no lucro líquido durante o exercício fiscal. Este modelo tributa o resultado da empresa de forma mensal ou trimestral para se obter o montante de impostos a pagar. Para isso, é essencial que a contabilidade da empresa esteja em dia. A partir dela serão definidas as alíquotas de IRPJ e CSLL. Já o PIS e a COFINS, bem como o ISS também, são exigidos.

Conclusão

Na Online Ac Contábil, podemos te ajudar em todo o processo de abertura de empresa, desde o planejamento do tipo de empresa, até um detalhadamente de todo o cenário dos posteriores impostos e obrigações – para que esteja 100% dentro da legislação e não caia na malha fina. Uma boa saúde de impostos é fundamental para uma empresa séria e bem constituída.

Preencha o formulário e entre em contato com um especialista em contabilidade para clínicas médicas!

Back To Top

Área do Cliente