Contabilidade para Nutricionistas e Clínicas de Nutrição

Serviços de Contabilidade para Nutricionistas e Clínicas de Nutrição em São Bernardo do Campo - SP

Nutriv2 - Contabilidade em Diadema | Online Contábil
Nutri3 - Contabilidade em Diadema | Online Contábil
O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Na Online Ac Contábil, temos especialistas prontos para atender pessoas e empresas dessa área.

Entre as atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:

• Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes.
• Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com comorbidades de diversos tipos.
• Fazer controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e lanchonetes.
• Desenvolver e avaliar produtos que possam ser utilizados na alimentação humana, pra que isso ocorra da melhor forma e mais correta.

Ele pode optar por trabalhar em áreas como: nutrição clínica, nutrição esportiva, marketing nutricional, pesquisa e indústria alimentícia; atuando em hospitais, clínicas, indústrias de alimentos, academias, laboratórios de análise alimentar, entre outros.

Para exercer a profissão de nutricionista é obrigatório possuir o diploma de bacharel em Nutrição em instituição reconhecida pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho Regional de Nutricionistas (CRN).

Tem sido grande tem sido a procura de pessoas e empresas que fornecem esses serviços, com a crescente por procura de saúde e estética. Portanto, aqui na Online Ac Contábil encontrará corpo especializado.

Como posso abrir um consultório de nutrição ou ser um nutricionista autônomo?

Seja uma pessoa jurídica ou um autônomo, em ambos os casos é preciso estar registrado no CRN (Conselho Regional de Nutricionistas) e estar com as anuidades deste conselho em dia. Além disso, atenção se o registro no CRN está em estado diferente do qual será aberta empresa. Se for o caso, é preciso solicitar um registro suplementar.

Quais os principais custos de abrir uma clínica de nutrição?

Nós da Online Ac Contábil listamos alguns dos os principais custos de como montar uma clínica de nutrição

• Salários e encargos – Recepcionista;
• Tributos, impostos e taxas de contribuição;
• Água, luz, telefone, Internet, bebedouro e outros;
• Honorários de contador;
• Limpeza e zeladoria
• Segurança patrimonial
• Gastos com marketing e divulgação online/offline;
• Materiais consumidos na clínica;
• Custos com conserto de equipamentos e móveis;
• Seguros diversos, como do imóvel e erros médicos;
• Aluguel do imóvel da clínica ou sala de atendimento.

Os impostos na vida do Nutricionista

A grande preocupação contábil dos proprietários de negócios são os tributos e impostos, especialmente a declaração de Imposto de Renda. É preciso entender bem essa parte, para não cair na malha fina e quem sabe ter problemas com a Receita Federal. Pois a quantia incide sobre os recebimentos do ano anterior, e varia se você está cadastrado como pessoa física ou jurídica.

Se for pessoa física, ou seja, o nutricionista cadastrado como profissional autônomo, a porcentagem de pagamento ao Leão pode chegar a 30% dos seus rendimentos.

Se for pessoa jurídica, o valor dos impostos diminui consideravelmente, portanto é a saída optada por muitos profissionais.

Contudo, quando se abre uma empresa é necessário atentar-se a outros quesitos, nós da Online Ac Contábil te ajudamos a lidar inteligentemente com seus impostos.

Nutricionista pode ser MEI?

Os nutricionistas não podem ser MEI. É uma atividade não permitida. Seria mais barato, pois é uma tarifa de imposto simplificado e notas fiscais com 0% de incidência de carga tributária. Mas não pode no segmento.

E mesmo se pudesse, o MEI tem diversas limitações como empresa, entre elas o limite de faturamento de R$ 81 mil anuais (equivalente a R$ 6.750,00 mensais), só poder contratar uma pessoa pagando o piso da categoria, não poder ter sócios, entre outras particularidades que inviabilizariam o crescimento – mesmo se pudesse.

Opções de empresa para o Nutricionista

Para te ajudar a entender como funcionam as tributações, separamos 3 tipos de empresas e em quais empresas elas se encaixam melhor.
Confira abaixo:

Simples Nacional: Tributação simples, como o próprio nome diz. Reúne todos os impostos em uma única guia e facilita o trabalho dos empresários. Ideal para nutricionistas que vão atuar sozinhos ou com poucos funcionários. Perfeito para empresas pequenas, como a ME.
Lucro Presumido: Também indicado para empresas de menor porte, mas é mais utilizado para EPP e para quem tem funcionários. É uma tributação simples e que ajuda na economia na hora de pagar tributos. Pode ser uma excelente opção para uma clínica de nutrição.
Lucro Real: Como já falado acima, é um tipo de tributação adequada para grandes empresas. Mesmo assim, pode fazer sentido para o seu negócio, dependendo de algumas características que o contador especialista deverá avaliar.

Conclusão

Na Online Ac Contábil, podemos te ajudar em todo o processo de abertura de empresa, desde o planejamento do tipo de empresa, até um detalhadamente de todo o cenário dos posteriores impostos e obrigações – para que esteja 100% dentro da legislação e não caia na malha fina. Uma boa saúde de impostos é fundamental para uma empresa séria e bem constituída.

Preencha o formulário e entre em contato com um especialista em Contabilidade para Nutricionistas/Clínicas de Nutrição!

Back To Top

Área do Cliente